PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA APOSENTADORIA

HISTÓRICO

No primeiro semestre de 2007, a SRH iniciou ações para identificar se a Universidade precisava desenvolver um programa voltado aos servidores que estavam no período de aposentadoria. Foram enviados convites para cerca de 250 servidores docentes e técnicos administrativos aposentados há cinco anos.  Compareceram 70 pessoas que participaram de entrevistas grupais em que foram abordadas três questões:

Como vocês vivenciaram este período da aposentadoria? A UERJ teria alguma contribuição a oferecer neste período? De que forma a UERJ poderia contribuir?

Os depoimentos levaram à conclusão de que a UERJ teria algumas contribuições a oferecer tais como: que o pré-aposentado não permanecesse isolado neste processo; que juntos pudessem planejar esse período; e que fossem sujeitos de sua história.

Nesse mesmo ano, a SRH implantou um projeto piloto de PPA formando um grupo com 20 servidores em fase de aposentadoria e 6 monitores, servidores voluntários, que tinham conhecimento em cada uma das temáticas. O trabalho desenvolvido apontou com satisfação para a implantação do PPA na UERJ, segundo avaliação dos participantes.