HISTÓRICO: a área de saúde também foi oriunda do antigo DAP. Desde aquela época, sua criação foi como departamento, conforme AEDA 001/REITORIA/92. O DESSAUDE ao logo dos anos passou por algumas reestruturas, a fim de adequa-lo as novas demandas (AEDAS 018/97 e 006/2007). 

COMPETÊNCIAS: promover e o acompanhar ações e medidas em prol da saúde do trabalhador e adotando políticas de prevenção a doenças e acidentes relacionados com o trabalho. Buscando sempre o bem-estar, segurança e saúdedo servidor, o Dessaude promove a elaboração e implementação de normas e rotinas relativas à segurança e preservação da saúde do trabalhador, relacionando-as com a organização, o processo e as condições de trabalho; realiza intercâmbio com entidades públicas e privadas voltadas à segurança e a saúde do trabalhador. Além das competências citadas, também promove programas especiais como o Programa de Acolhimento ao Tabagista que, desde agosto de 2010, o Programa de Imunização, com campanhas anuais de vacinação, Programas de Acidente com Exposição a Material Biológico para prevenir a ocorrência de acidentes e o Programas de Controle da Tuberculose Nosocomial para identificar a prevalência de tuberculose entre os profissionais de saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe).

DIRETOR: João Luiz Clara André

LOCALIZAÇÃO: Pilotis - bloco D

TELEFONE: 2334-0255

E-MAIL: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O Dessaúde possui a seguinte estrutura organizacional:

Serviço de Apoio Administrativo - SEAP

O Serviço de Apoio Administrativo (Seap) recebe, controla, distribui, arquiva a documentação do departamento e atende ao público interno e externo, orientando e encaminhando nas questões competentes.

Responsável: Marcelli Souza Praxedes 

Telefone: (21) 2334-0255/(21) 2334-0178

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Coordenação Técnica de Saúde no Trabalho (COTESAT)

A Coordenação Técnica de Saúde no Trabalho (Cotesat) desenvolve ações integradas entre os núcleos do Departamento e promove a interdisciplinaridade, elabora políticas de atenção à segurança e à saúde do servidor da UERJ, de acordo com as diretrizes da administração superior e contribui para estudos epidemiológicos, de biossegurança, ergonômicas e do meio ambiente, que exijam avaliação integrada dos componentes do Departamento.

Responsável: Jorge Duarte Gaspar

Telefone: (21) 2334-0518/(21) 2334-0255

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comissão Técnica de Insalubridade e Periculosidade (CTIP)

A Comissão Técnica de Insalubridade e Periculosidade (Ctip) avalia as condições de trabalho visando a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade.

Responsável: Neemias Espindola dos Santos

Telefone: (21) 2334-0981

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comissão Interdisciplinar de Readaptação Funcional (CIRF)

A Comissão Interdisciplinar de Readaptação Funcional (Cirf) temcomo objetivo a Readaptação Funcional e a Relotação. Ela é necessária quando o funcionário sofre restrição física ou mental, tornando imprescindível uma mudança na atividade exercida (cargo), ou de local de trabalho (lotação), para haver um redirecionamento na adequação às limitações ocorridas e devidamente avaliadas por perícia da Junta Médica designada.

Responsável: Martha Fortuna Pereira Bastos

Telefone: (21) 2334-0982

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Divisão de Segurança do Trabalho (DISET)

O objetivo do trabalho da DISET consiste em identificar os riscos ambientais, propor e acompanhar medidas de prevenção, promoção e proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores da UERJ,  sempre em consonância com as normas e legislações vigentes: CLT, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde, entre  outras.

Responsável: Patrícia Simas Alves Camilo

Telefone: (21) 2334 0314/(21) 2334 0666

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Divisão de Perícias Médicas (DIPEM)

A Divisão de Saúde no Campus (Discam) realiza as ações necessárias para garantir a segurança e a saúde ocupacional dos servidores, como: realização dos devidos exames admissionais, periódicos e periciais; realizaçãode atendimento ao acidente e doença do trabalho e auxílio aos portadores de necessidades especiais, entre outras competências.

Responsável: André Y Abrão Blal

Telefone: (21) 2334-0187

E-mail: dO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Divisão de Saúde do Servidor (DISASE)

A Divisão de Saúde do Servidor (Disase) atende os servidores da UERJ executando exames periódicos, de acordo com cada atividade, realizando atendimentos de assistência e acompanhamento ao servidor internado ou em atendimento ambulatorial. Para conhecer melhor os programas relacionados ao Disase, consulte o quadro de Programas e Projetos em nossa página inicial.

Responsável: Georgina Sarantakos

Telefone: (21) 2334-0187

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.